sexta-feira, 20 de abril de 2012

Atividade com títulos de filmes


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LINGUAGEM
1.Leia os títulos dos filmes e depois coloque em ordem alfabética:

Procurando Nemo      -  Barbie  -           A Invenção de Hugo Cabret -         Shrek -   
  Harry Potter   -   Rio –       O Rei Leão -    Madagascar  -           Carro.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.Separe as sílabas dos nomes desses personagens e classifique quanto ao número de sílabas:
Isabelle _____________________             __________________________
Leão_______________________               __________________________
Tarzan_____________________                  _________________________
Inspetor ____________________                    ________________________

3.De qual filme esses personagens são?
                          ______________________________


                                                                  ______________________

                 _________________________________________

domingo, 15 de abril de 2012

ficha de leitura


Nome:____________________________________________   Data:___________________

18 DE ABRIL - Dia Nacional do Livro Infantil
FICHA DE LEITURA

Título do Livro:__________________________________________________________
Nome do autor:__________________________________________________________
Nome do Ilustrador:______________________________________________________
Editora:_________________________________________________________________

PERSONAGENS
Quais são os personagens da história:________________________________________
Quem aparece mais vezes na história?_______________________________________
Como é a personagem principal?____________________________________________

LOCAL
Onde se passa a maior parte da história?_____________________________________
Como é esse lugar?________________________________________________________

ENREDO
Qual a ideia principal da história?______________________________________________
___________________________________________________________________________

De qual parte da história você mais gostou?______________________________________


Desenhe três cenas importantes da história.











sábado, 14 de abril de 2012

Gênero Sinopse


ESCOLA:_______________________________________________________
NOME:_________________________________________________________
PROFESSORA: _______________________               DATA:_____________






1.   




 Leia a sinopse abaixo e  reescreva-a, separando em sílabas a última palavra de cada linha quando necessário:

A Invenção de Hugo Cabret conta a história de um órfão vivendo uma vida secreta nas paredes de uma estação de trem em Paris. Com a ajuda de uma garota excêntrica, ele busca a resposta para um mistério que liga o pai que ele perdeu recentemente, o mal humorado dono de uma loja de brinquedos que vive abaixo dele e uma fechadura em forma de coração, aparentemente sem chave.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Sequência Didática com o filme "A Invenção de Hugo Cabret"


Sequência Didática com o filme: A invenção de Hugo Cabret
Professora de acompanhamento: Isnaia Bispo dos Santos Sampaio.









OBJETIVOS:
- Desenvolver habilidades leitoras;
- Entender aspectos da linguagem cinematográfica;
- Desenvolver a linguagem oral.
- Conhecer algumas  estruturas e especificidades do gênero (audiovisual) filme;
- Refletir, analisar, criar hipóteses e concluir sobre o cinema;
- Conhecer algumas características  do cinema e do cinema mudo;
- Assistir ao filme “A Invenção de Hugo Cabret”.
- Explorar alguns elementos do filme supracitado;
- Efetuar atividades orais e escritas;
- Pesquisar alguns títulos de filmes e classificar por gênero;
- Analisar fotos e sinopse do filme proposto;

CONTEÚDOS:
Gênero audiovisual: filme; Gênero Sinopse; Resenha; A invenção do Cinema; Fotografia; Relógio; Ordem Alfabética; França (região, década de 30); Lugar; Família; Títulos de filmes; Gêneros cinematográficos: terror, infantil, comédia, e aventura; Inicial Maiúscula; Sílaba; Escrita e reescrita de textos;

CONTEÚDOS ATITUDINAIS
Respeito, Amizade, Persistência, “Tudo tem um propósito”;

TEMPO ESTIMADO: 3 semanas:
ANOS: 3º e 4º anos, fluxo II e 4ª série.
MATERIAL NECESSÁRIO: panfletos ou propagandas de filmes; encartes de filmes (caixinha de guardar o filme), cartaz para títulos de filmes; sulfite (para atividades);
MATERIAL MIDIÁTICO: filme; vídeos; data-show; computador com acesso à internet para visita ao site: http://cinema10.com.br/filme/hugo.

DESENVOLVIMENTO

1ª AULA: Levantamento de conhecimentos prévios; Lista de nomes de filmes feita, coletivamente, pelo professor e alunos após, pedir que a turma copie no caderno em ordem alfabética;
Sugestão: Montagem de mural com propagandas de filmes.

2ª AULA: Acesso ao site: (http://cinema10.com.br/filme/hugo) de forma coletiva, para toda a turma ter acesso à capa do filme, sinopse e análise de fotos de alguns trechos do filme como forma de convite e interação na trama antes de assisti-la;

3ª AULA: Exibição do filme: “A Invenção de Hugo Cabret”. Roda de conversa.


4ª AULA:  mapa mental (anexo) sobre o filme, tendo como assunto principal os lugares em que Hugo passou durante sua aventura.

5ª AULA: Interpretação do gênero sinopse (elaborar uma atividade de compreensão leitora com a sinopse do filme em questão).
Obs.: segue anexo, uma atividade com a sinopse do filme para o 3º ano. O professor deverá explicar a função da separação de sílabas (conteúdo previsto na sequência).

6ª AULA: Horas no relógio de ponteiro. Iniciar a aula retomando à cena em que Hugo fica empendurado no ponteiro do relógio, se possível exibir esse trecho do filme  ou mostrar alguma gravura da cena. Aula explicativa com atividade escrita.

7ª AULA: Pesquisa para casa: trazer uma lista de filmes quanto aos gêneros: terror, infantil, comédia e drama (se preferir, o professor pode agendar uma visita à locadora e fazer a pesquisa com a turma e inclusive dividir a turma em grupos, cada grupo pesquisa sobre um gênero).


8ª AULA: Assistir à um vídeo (youtube) sobre a invenção do cinema, após uma conversa sobre o tema com os principais elementos que desencadearam o surgimento da fotografia e do cinema, sempre fazendo paralelo  com o filme.

9ª AULA: Encerrar a sequência com um jogo de perguntas e respostas (tipo debate) sobre o filme, sobre cinema e sua intenção. Dividir a turma em dois grandes grupos e começar o debate, um colega pergunta e quem souber do outro grupo pode responder. O professor deve mediar o jogo e anotar os resultados no quadro (sugestão de encerramento com atividade oral).

4º ano e 4ª série: Fazer uma produção escrita sobre o enredo do filme com as principais cenas, após leitura individual para o professor corrigir alguns equívocos (se houverem). Finalizar com socialização dos textos para toda a turma (sugestão de atividade oral e escrita).

Obs.: Cada professor pode adequar as atividades a sua turma, acrescentar, tirar, modificar etc. Inclusive a 4ª série já pode ter acesso a resenha crítica do filme.